Buscar
  • Patricia El-moor

Detalles de Andalucía


Não sei se todos sabem, mas a página Presença Árabe no Brasil nasceu de um projeto de pesquisa durante meu doutorado em sociologia da cultura, em 2011. Na ocasião, o intuito foi viabilizar contatos com pessoas interessadas em participar da primeira etapa do levantamento de dados previsto na metodologia, o qual consistia em conhecer quais percepções e associações de imagens eram mais frequentes quando convidadas a colaborarem enviando fotografias que representassem exemplos da presença árabe na cultura brasileira. Felizmente, contei com uma receptividade incrível e a adesão foi tanta que a página, que antes ficaria disponível por tempo limitado, acabou andando com suas próprias pernas, mesmo após a defesa da tese em 2014.

Não é fácil dar continuidade a um projeto cultural independente neste formato, ainda mais no Brasil. Adequar anseios pessoais e demandas profissionais é sempre um desafio constante. Mas ainda assim, é possível encontrar tempo e muita vontade de fazer antigos sonhos se concretizarem! O calendário 2018 promovido pela página, com o título "Detalles de Andalucía" é um exemplo!

Sinto muito orgulho em dizer que ele foi financiado pelos seus idealizadores - profissionais com trajetórias diferentes, mas que em 2017 viram seus planos convergirem para uma viagem maravilhosa por cidades andaluzas que marcaram uma época e representam muito mais do que simples destinos turísticos. Sevilha, Córdoba e Granada significam, pelo menos para todos que um dia estudaram a história dos povos árabes, quase oito séculos de presença moura na Europa, com todos os seus encantos e desencantos. E hoje, em pleno século XXI, essa presença ainda pulsa no que um dia foi conhecido como al-Andalus, por meio de monumentos ainda preservados e que são objetos de deslumbre, fontes de inspiração, carregando consigo a representação de sonhos de um mundo melhor.

O objetivo da promoção deste calendário foi dar início a um projeto ainda mais amplo, o qual conta com uma série de desdobramentos, entre eles uma exposição intitulada Fragmentos de Utopias com inauguração prevista para abril de 2018 em Brasília. Para saber mais sobre tudo o que vai rolar envolvendo este trabalho, acompanhe nossos posts aqui no site/blog e fique ligado também em nossa página no Facebook. Se quiser dar uma super força ao projeto, entre em contato para adquirir o calendário. Ficaremos muito gratos com seu apoio!

#calendário #alAndalus #presençaárabe

0 visualização