Buscar
  • Patricia El-moor

Clube de Leitura do Instituto de Cultura Árabe (Icab) em Brasília (1º e 2º encontros)

Em 2019, o Instituto de Cultura Árabe em Brasília, o Icab, anunciou uma nova atividade em sua programação. Idealizado pela socióloga Patrícia El-moor, atual coordenadora dos eventos culturais do Instituto, o Clube de Leitura nasceu com o objetivo de reunir pessoas interessadas em conhecer obras literárias e referências bibliográficas que permitam mergulhar na cultura árabe e temas relacionados a partir de diferentes prismas.



A fim de mantermos um registro dos principais pontos de debates em cada um dos encontros, bem como as referências dadas pelos seus participantes, que são muitas, abriremos uma área aqui no blog dedicada ao tema.



Primeiro Encontro - Sombras da Romãzeira (Tariq Ali)


Para o primeiro encontro, que foi realizado em 23/08/2019, escolhemos o livro Sombras da Romãzeira, de Tariq Ali. Esta publicação remete o leitor ao início do século XVI, mais especificamente a Granada, quando os reis católicos Fernando e Isabel, após tomada daquele que seria o último baluarte mouro na Península Ibérica, descumprem o acordado em 1492 durante as negociações para rendição da cidade, quando se comprometeram a respeitar a religião e as tradições islâmicas. Uma narrativa bela, sensível e que nos permite refletir sobre a intolerância e sobre a natureza humana.


Contamos com a presença de pessoas altamente participativas e interessadas em trocar, não apenas impressões sobre a leitura sugerida, como também ideias e experiências acerca de temas relacionados ao fio condutor do livro Sombras da Romãzeira, de Tariq Ali. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais as percepções de cada um sobre a leitura e sobre temas como a história da presença árabe na península ibérica, tolerância, tradições e costumes, entre outros.


Ao longo do encontro, que durou aproximadamente duas horas, foram sugeridos outras leituras, além documentários e filmes, dentre os quais podemos destacar "O livro de Saladino" (do mesmo autor), a publicação "O Ornamento do Mundo" (de Maria Rosa Menocal), as séries "Isabel, A Rainha de Castela" (2012) e "Réquiem por Granada" (1990).


Segundo Encontro - As Cruzadas Vistas pelos Árabes (Amin Maalouf)


O segundo encontro do Clube de Leitura do Instituto de Cultura Árabe Brasileira de 2019 foi realizado na sexta-feira dia 25 de outubro e teve como intuito analisar o livro "As Cruzadas Vistas Pelos Árabes", escrito pelo libanês Amin Maalouf.


Além de visitantes que estiveram conosco no primeiro encontro, também contamos com a presença de novos participantes. Com um debate riquíssimo, a noite foi marcada pela excelente conversa e pela troca de impressões acerca de vários temas que transpassam o período histórico do livro.


Dentre as muitas reflexões que pudemos trazer para o presente, estão a questão da tolerância, do fanatismo religioso, das famosas "fake news", da violência, do respeito ao próximo, entre outros.


O encontro teve duração de duas horas e os participantes aproveitaram para recomendar diversas referências, tais como a série do canal Al Jazeera English, "The Crusades: An Arab Perspective", além do livro "Uma história dos povos árabes", de Albert Hourani e "Submissão", de Michel Houellebecq, entre outros.




5 visualizações