Buscar
  • Patricia El-moor

Clube de Leitura do Instituto de Cultura Árabe (Icab) em Brasília 3º Encontro

No dia 01 de fevereiro de 2020, participantes do Clube de Leitura do Instituto de Cultura Árabe se reuniram para trocar impressões sobre o livro O Ornamento do Mundo, de María Rosa Menocal. Este foi o terceiro encontro deste grupo coordenado pela socióloga Patrícia El-moor, que tem o intuito de aproximar pessoas que desejem aprofundar seus conhecimentos, trocar ideias e se aproximar ainda mais da cultura árabe. 




Por quase três horas, tivemos a oportunidade, não apenas de refletir sobre as principais ideias da autora, mas também de sugerir outras obras, filmes, séries etc. Dentre as várias referências dadas pelos participantes, cabe menção aos livros lidos anteriormente por este grupo (Sombras da Romãzeira, As Cruzadas Vistas pelos Árabes), além do artigo publicado pela professora Carmen Lícia Palazzo, que também faz parte do nosso clube de leitura (A mesquita de Córdoba e a Alhambra de Granada: o monumento fundador e o derradeiro testemunho de al-Andalus). Também foi fortemente recomendado o documentário Los Sabios de Córdoba (em espanhol), o qual será exibido em breve pelo Icab.


Outras dicas que também fizeram parte do encontro e que complementam o debate sobre o tema do respeito a diferentes culturas, a coexistência, tolerância e intolerância:


- Filmes: Victoria & Abdul (Stephen Frears), A Promessa (Terry George), Prova de Redenção (Sergio Castellitto)


- Séries: Isabel, A Rainha de CastelaThe Crusades: An Arab Perspective (Al Jazeera English)


- Livros: O Processo Civilizador (Norbert Elias), Jerusalém Colonial (Ronaldo Vainfas), O Mundo Falava Árabe (Beatriz Bissio), Nas Noites Árabes (Tahir Shah), Historia General de Al Ándalus (Emilio González Ferrín), The Literature of Al Andalus e The Arts of Intimacy: Christians, Jews, and Muslims in the Making of Castilian Culture (Jerrilynn D. Dodds, María Rosa Menocal, Abigail Krasner Balbale), Baal (Betty Milan), O Livro do Amor (Regina Navarro Lins), entre outros.


- Referências musicais: Eduardo Paniagua (músico espanhol que possui vários álbuns temáticos inspirados na Espanha medieval), Fortuna (cantora brasileira que gravou álbuns cantados em ladino, língua falada por comunidades judaicas originárias da Península Ibérica), Zyriab (músico e cantor da corte do emirado de Córdoba no al-Andalus), Al Firdaus Ensemble (que possui uma gravação adaptada de um poema aljamiado, uma forma de escrita da Espanha medieval após a expulsão dos muçulmanos). Seguem abaixo alguns exemplos dos artistas mencionados ao longo do encontro:





Certamente, contamos com muitas outras referências, porém, não faltarão oportunidades de relembrarmos cada uma delas! Nosso próximo encontro será ainda no primeiro semestre de 2020 e informaremos o livro e a data em breve. Fiquem ligados/as para não perder nenhuma novidade! E para participar, basta entrar em contato por meio do Whatsapp (61 998240503) solicitando inclusão em nosso grupo. Será uma alegria contar com a adesão de novos membros! Agradecemos a presença de todos e todas! Até breve! 

0 visualização