Madinat al-Zahra

March 12, 2018

A cidade palatina de Madinat al-Zahra, situada em Córdoba (España), foi apresentada como candidata em 2017 para ser nomeada Patrimônio Mundial da Unesco. O lema escolhido para lançar sua candidatura do conjunto arqueológico é "Enamórate de la ciudad que brilla".

 

Em julho saberemos a decisão da Unesco, mas enquanto isso, podemos esperar meses de muita divulgação e promoção da cidade. Há menos de um mês estive ali com Nick Elmoor, super fotógrafo e parceiro no projeto Fragmentos de Utopias, cuja exposição poderá ser conferida em abril aqui na capital federal.

 

Optamos por capturar algumas imagens do local, cujas escavações tiveram início em 1910 e seguem a pleno vapor ainda hoje, porque consideramos que Madinat al-Zahra povoa o imaginário de muitas pessoas tendo, inclusive, alimentado algumas lendas. 

 

 

Durante anos, dizia-se que sua construção teria sido uma homenagem de Abd al-Rahman III à sua esposa favorita al-Zahra. Mas, estudos mostraram que a construção dessa cidade (que iniciou em 936) teve como objetivo, não somente a residência do primeiro califa de Al-Andalus, mas também a sede de seu governo.

 

 

Infelizmente, menos de 100 anos após o início da construção de Madinat al-Zahra, a cidade foi destruída por saqueadores durante a guerra civil que pôs fim ao califado.

 

 

O vídeo abaixo contem algumas imagens maravilhosas do local e, junto a belíssima música que as embalam, é possível viajarmos um pouco no tempo e no espaço e imaginarmos como deveria ser a vida nessa cidade tão linda e que teve uma vida tão breve...

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

March 12, 2018

January 30, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square